Podcast - Episódio 2 "Respiração e Recuperação Abdominal"

Atualizado: 12 de Fev de 2019


Sendo esta das maiores dificuldades das Mães que me procuram, a activação respiratória correcta para recuperares o abdominal. Este é um LIVE onde aprenderás como tudo funciona.


Podes optar por só ouvir o Podcast resumido da sessão, abaixo.

O tema deste artigo é de uma importância estrutural ENORME, para todas as mulheres que pretendem recuperar após o parto, tonificar o seu abdómen ou reestruturar a funcionalidade do pavimento pélvico e fechar uma diástase abdominal. Uma recuperação incompleta leva a um défice mecânico, com incapacidade de produzir força abdominal que já por si está prejudicada no pós-parto. Sim o TRUQUE está na respiração versus activação! Para além do aumento da oxigenação, uma respiração profunda também reduz a ansiedade!


| OS MÚSCULOS PROTAGONISTAS

Os músculos essenciais para o nosso movimento, estabilidade, postura, que regulam a pressão intra-abdominal e assistem na respiração, são:

º Transverso

º Oblíquos internos e externos

º Rectos abdominais

Depois temos outras duas estruturas importantíssimas:

º Diafragma (músculo respiratório, que regula a pressão intra abdominal)

º Multifidus (músculos ao longo da coluna que estabilizam a mesma)


| AS SINERGIAS

Só entendendo as sinergias que existem entre estas musculaturas é que alcançamos a correcta acção respiratória.

º Diafragma versus Pavimento pélvico

º Transverso versus Multifidus

Só reeducando a nossa respiração e a funcionalidade destes músculos é possível conter a pressão abdominal, evitando que a barriga se projecte e que lev a uma Diástase Abdominal, evitando que existam patologias de pavimento pélvico ou dores de costas.


Assim sendo a nossa POSTURA necessita também destes músculos para se manter correcta! A debilidade destes músculos leva a má postura, flacidez abdominal e até a hérnias em casos mais avançados.


| A FÁSCIA

Neste directo terás uma explicação de como a fáscia é o pilar desta recuperação abdominal. Os músculos protagonistas nesta recuperação, são unidos na frente do nosso abdómen por aponeuroses (membranas que prendem os músculos, como um tendão) que são constituídas por tecido conjuntivo, na sua maioria fáscia.

Podemos mesmo afirmar que a fáscia, é a rede que unirá todo o nosso corpo criando força e resistência!



Artigo por:

Sofia Amorim

Directora e Personal Trainer do Mais Vida Portugal

A tua Coach de Mães!

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Clean
  • YouTube Clean

Mais Vida Portugal COPYRIGHT © 2020 | Direitos reservados       - POLÍTICA DE PRIVACIDADE -